VOLTAR

Mundo - Estudo descobre contaminação por mercúrio no povo Yanomami do Brasil

Área Militar - https://areamilitarof.com/
04 de Abr de 2024

Mundo - Estudo descobre contaminação por mercúrio no povo Yanomami do Brasil

Fábio Teixeira

04/04/2024

Descobriu-se que indígenas de nove aldeias do território Yanomami do Brasil estavam contaminados por mercúrio, e aqueles que vivem perto de locais de mineração ilegal de ouro apresentam níveis mais elevados de contaminação, descobriu um estudo divulgado na quinta-feira.

O estudo do instituto estatal Fiocruz coletou amostras de cabelo de cerca de 287 indígenas em outubro de 2022. Todos testaram positivo para contaminação por mercúrio, com cerca de 11% das amostras apresentando altos níveis do metal pesado, que é usado por gatos selvagens mineiros no Brasil para separar o ouro do minério e da terra.

Os Yanomami, estimados em cerca de 28 mil, vivem na maior reserva indígena do Brasil, nos estados de Roraima e Amazonas, no norte do país. Enfrentam uma crise humanitária devido à invasão das suas terras por mineiros ilegais que causou desnutrição e mortes.

"Este cenário de vulnerabilidade aumenta exponencialmente o risco de doença nas crianças que vivem na região", especialmente nas menores de cinco anos, disse Paulo Basta, que coordenou o estudo, em comunicado.

Os povos indígenas com níveis mais elevados de mercúrio apresentavam déficits cognitivos e apresentavam mais frequentemente danos nos nervos nas extremidades do corpo, segundo o estudo.

Mais de 80% dos que participaram no estudo disseram aos investigadores que já tinham tido malária em algum momento.

Mais de 25% das crianças menores de 11 anos no estudo eram anémicas e quase metade sofria de desnutrição aguda. Cerca de 80% eram mais baixos do que o esperado para a sua idade, sugerindo também desnutrição crónica, concluiu o estudo.00:16Plantas de café ligadas ajudam os agricultores a combater as alterações climáticas

Todas as 47 amostras de peixes coletadas pelos pesquisadores da Fiocruz também deram positivo para contaminação por mercúrio.

"Nossos filhos estão nascendo doentes. As mulheres estão doentes, os nossos idosos estão doentes! Nosso povo está morrendo por causa da mineração", disse Dario Kopenawa, chefe da Associação Yanomami Hutukara, em comunicado à imprensa que acompanhou o estudo.

https://areamilitarof.com/mundo-estudo-descobre-contaminacao-por-mercur…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.