VOLTAR

Multinacional foi multada por plantio indevido

FSP, Brasil, p. A9
11 de Dez de 2007

Multinacional foi multada por plantio indevido

Dimitri do Valle
Da agência Folha, em Curitiba

Além das invasões sofridas ontem, a multinacional suíça Syngenta Seeds enfrentou derrota recente nos tribunais. Na semana passada, a Justiça Federal no Paraná confirmou multa de R$ 1 milhão aplicada pelo Ibama contra a empresa.
A decisão também a impede de retomar o plantio de grãos transgênicos na estação experimental da empresa, em Santa Tereza do Oeste (541 km de Curitiba).
A sentença, da qual cabe recurso, teve origem em um auto de infração do Ibama de março de 2006. Na época, a Syngenta foi multada em R$ 1 milhão por fazer plantios experimentais com soja e milho transgênicos na chamada "zona de amortecimento", que separa o terreno da estação de contato com o Parque Nacional do Iguaçu.
A legislação ambiental brasileira não permite experiências em áreas desse tipo, mas a Syngenta discordou da multa e recorreu. Ao analisar o pedido de reconsideração da empresa, a juíza Vanessa Hoffmann, da 2ª Vara Federal de Cascavel, disse que, mesmo que não houvesse danos ambientais, a prática é "vedada".
Em comunicado, a Syngenta informou que sempre respeitou as leis e o ambiente. Negou ter causado danos na área do parque.
A estação da multinacional em Santa Tereza do Oeste já foi invadida três vezes por integrantes da Via Campesina, um movimento de trabalhadores rurais. Em 21 de outubro, sem-terra que estavam na área e seguranças entraram em confronto. Um agricultor e um segurança morreram na troca de tiros. Desde o conflito, os sem-terra permanecem na área.

FSP, 11/12/2007, Brasil, p. A9

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.