VOLTAR

Multidão na Lagoinha antecipa vitória de Odilon Ribeiro

Aquidauana News - www.aquidauananews.com.br
21 de Set de 2008

A comunidade da aldeia Lagoinha em recente Comício do 12 exerceu a democracia dando uma demonstração de força inequívoca em prol do futuro prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro.

No palanque a presença de dezenas de lideres indígenas que fortalecem de forma decisiva a campanha nas comunidades indígenas de Taunay, entre elas Levison Vicente - presidente da Associação de Moradores da aldeia Lagoinha, Altino Justino - Vice presidente, Edgard Félix, Flávio Antonio, Délio Delfino diretor da Escola Marcolino Lili, Lacerda Jorge, Francisco Miguel, Lindomar Lili diretora da Escola Francisco Farias - aldeia Água Branca, Carlos Hortêncio - cacique aldeia Bananal, Agostinho Francisco - cacique Aldeia Morrinho, Waldomiro Francisco - cacique da aldeia Àgua branca, Canuto Rodrigues (aldeia Morrinho), ex-vereador Edmilson Aurélio Marcos, Pastor Alexandrino (Agua Branca), Elcio Flores (Ipegue), Efigênia - presidente da Associação das Mulheres aldeia Àgua Branca, Erasmo Francisco (Ipegue), Nilza - diretora da Escola General Rondon, Francisco Miguel (Lagoinha), professora Sonia Mendes - diretora da escola da aldeia Ipegue, Cláudio Lipu - Associação Aldeia Imbirussu, Felisberto Francisco (Lagoinha), Mauro Paes - ex cacique aldeia Ipegue, João Paulino - ex cacique Morrinho - presidente do Conselho Tribal, José Melidio Pio - Vila são José - aldeia Água Branca, Chico Ramiro - cacique da Aldeia Ipegue, Sonia Mendes diretora da Escola Feliciano Pio, Tito Margarejo - presidente Associação do Baixadão (aldeia Ipegue), Nelson Moreira, Ruiz e Mauricio Jerônimo.

No palanque a presença de candidatos a Câmara Municipal de Aquidauana que caminham com Odilon Ribeiro rumo a vitória em 5 de outubro, Enedino Silva, Antenor, professora Adair e Nilson Conterra, além de Marina Rodrigues - presidente da Associação Comercial e Empresarial de Aquidauana, do ex-deputado estadual Roberto Orro, empresário Zelito Ribeiro, prefeito Felipe orro e o futuro prefeito Odilon Ribeiro ao lado da vice Dra. Auracélia.

Na oportunidade, Levison Vicente, presidente da Associação de Moradores da aldeia Lagoinha confirmou que a comunidade está decidida, vota em Odilon. Levison disse que Odilon tem competência, está preparado para administrar Aquidauana e tem compromisso com a comunidade indígena. "Odilon é sério, não mente para o nosso povo, não é igual a estas pessoas que vem aqui mentir para a nossa comunidade. A vitória é nossa, é do 12", frisou.
Délio delfino, diretor da Escola Marcolino Lili ressaltou o trabalho desenvolvido na aldeia Lagoinha na área da educação e confirmou que os jovens de sua comunidade vão votar no novo, naquele que representa renovação de verdade, Odilon Ribeiro.

A professora Lindomar Lili, diretora da escola da aldeia Água Branca, ao cumprimentar o povo Terena, disse estar indignada com a postura do ex-deputado estadual Raul Freixes que teceu séria criticas, humilhando a comunidade, afirmando que as lideranças estão se vendendo por cachaça e churrasco. "A verdade vai aparecer no dia 05, porque o meu voto e o voto consciente do meu povo Terena é 12, é Odilon Ribeiro. Voto da confiança, voto do trabalho e da dignidade, voto de respeito para com nossa gente", finalizou.

O cacique Carlinhos da aldeia bananal disse que a festa cívica na Lagoinha era uma antecipação da vitória de Odilon Ribeiro. Carlinhos criticou caciques que segundo ele estão ao lado das pessoas que falam que as lideranças são compradas. "Raul e o seu candidato jamais terão o meu voto e nossa comunidade está revoltada e saberá dar o troco no dia 5, votando Odilon Ribeiro-prefeito, Dra, Auracélia-vice. Nossos irmãos indígenas já decidiram, não adianta é 12 no coração do povo".

Melidio Pio afirmou que Odilon é um homem de valor, que respeita a comunidade a comunidade indígena e que apresenta propostas de trabalho condizentes com as nossas necessidades.
Já o cacique da aldeia Ipegue, Chico Ramiro disparou: "Minha presença aqui e a presença do meu povo Terena prova que os índios são fiéis. Nosso adversário trouxe gente até de Sidrolândia para fazer volume, mas aqui está o povo comprometido com o projeto de Odilon Ribeiro".

Chico Ramiro disse que a comunidade vai manter posição e que não adianta dono de rádio e dono de jornal dizer que caciques são corruptos, porque não é verdade, quem se corrompeu foram eles. "Estavam aqui neste palanque e trocaram de lado".

O pastor Antonio alexandrino confirmou ao povo indígena o pronunciamento do ex-deputado Raul Freixes e disse que quando era cacique o então candidato Freixes foi a sua casa chorando pedir o voto do povo Terena e que agora é o "nosso maior inimigo".

A professora Sonia Mendes enfatizou sua felicidade por estar no palanque do Odilon, que é um homem sério, competente e prearado para administrar o nosso município, porque do lado o governador André Puccinelli falou mal de nossa escola, dizendo que tem vergonha da escola, mas esqueceu de dizer que muitos dos nossos alunos hoje cursam uma faculdade e que nossos professores são capacitados. "Não admito que falem mal da minha comunidade, nós sabemos escolher o nosso futuro, e o nosso futuro é Odilon ribeiro prefeito de Aquidauana", disse.

Tito Margarejo disse que é uma vergonha alguém vir de Campo Grande para falar do povo indigena, da escola e da comunidade. "Amigo nosso é Felipe, é Roberto Orro, dona Ione, é Odilon Ribeiro, nosso futuro prefeito Odilon, amigo do índio, nosso adversário lava a mão com álcool".

Roberto Orro falou de seu carinho, amor e apreço pela comunidade indígena, gente amiga, de coração aberto, de coração fraterno. "Nossos adversários fazem propostas indecentes, usam o dinheiro do povo para seduzir, para corromper as pessoas. Mas o índio é forte, não se deixa corromper e já decidiu, vota Odilon, vota 12".

Felipe Orro confirmou que tem desenvolvido diversas ações em prol da comunidade indígena. "Fizemos muito e Odilon vai fazer muito mais, pois tem competência e amigo do índio". Felipe Orro, prefeito de Aquidauana fez um rápido balanço benefícios conquistados pela comunidade indígena das aldeias de Taunay, entre eles o bolsa escola indígena, cesta do Segurança Alimentar, PETI indígena, parcerias na construção de escola e unidades de saúde, novos equipamentos, veículos e o ensino médio. "Quando venho aqui, venho para promover ações de interesse da coletividade, venho para defender nosso povo indígena, não venho para provocar intriga e confrontos", disse Felipe Orro.

Felipe disse que aprendeu com seu pai Roberto Orro e com sua mãe Ione a respeitar o índio e que o futuro prefeito Odilon Ribeiro aprendeu com seu pai Tico Ribeiro. "Tem gente que trabalha contra o índio, e quando vem na comunidade só faz promessa, gente falsa que pretende tirar o futuro dos nossos filhos, a terra".

Ao fazer uso da palavra, Odilon Ribeiro disse que estava encantado com o carinho do povo indígena e lembrou que sua família tem amizade e carinho pela comunidade. Não compro votos, disse Odilon, "tenho um plano de governo para avançar nas mais diversas áreas, priorizando o atendimento aos jovens, mulheres e idosos".

Odilon ressaltou que anda de peito aberto e cabeça erguida, sem segurança, caminha com gente séria, amigos e companheiros. "Quem precisa de segurança é quem mente para o povo". Odilon ainda enfatizou que pretende investir na produção agrícola, com maquinários, equipamentos, sementes, combustível e capacitação dos produtores indígenas. "Vamos lutar pela construção de um trevo na BR 262, pela pavimentação da estrada e vamos fazer o maior programa habitacional para beneficiar a comunidade a exemplo do que pretendemos fazer na cidade. Vamos implantar um plano de educação com Universidade Interativa nas aldeias, biblioteca virtual em todas as escolas. Investir na cultura, na geração de renda e na geração de emprego", finalizou Odilon Ribeiro.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.