VOLTAR

Mulheres Yawanawás lançam marca própria para peças artesanais

Portal Amazônia (Manaus - AM) - www.portalamazonia.com.br
03 de Set de 2015

RIO BRANCO - Mulheres da tribo indígena Yawanawás lançaram uma marca de peças artesanais. Chamada Raitihu, que na língua indígena quer dizer adorno. O evento de lançamento aconteceu durante a Semana Yawa e contou com a participação do diretor de comunidades e mercado, da Forest Trends, José Roberto Borges.

A marca Raitihu será usada em todas as peças artesanais produzidas pelas artesãs de todas as aldeias do Acre, e comercializada durante a semana, em uma loja no shopping.

"Além, de ser a realização de um sonho, é uma homenagem a todas as mulheres yawanawás. Esse é um projeto que nós acreditamos e que recebemos ajuda, que foi fundamental, para que hoje virasse realidade", disse Júlia Yawanawá, representante da comunidade.

O lançamento da marca também teve a presença da diretora-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC), Magaly Medeiros, do assessor Especial dos Povos Indígenas, Zezinho Kaxinawá, da presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Karla Martins, lideranças indígenas e da sociedade civil.

O Forest Trends aproveitou a oportunidade para lançar a publicação Matriz Brasileiras de Serviços Ecossistêmicos. O livro que será distribuído gratuitamente apresenta as tendências globais e regionais dos mercados de serviços ambientais.

A organização é parceira do povo Yawanawá na realização do projeto, que conta também com o apoio do governo do Estado, por meio do IMC.

http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/arte/mulheres-yawanawas-lanc…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.