VOLTAR

Mulheres participam de evento de valorização a beleza quilombola, em Oriximiná

G1 - https://g1.globo.com
17 de Nov de 2019

O encontro reuniu aproximadamente 60 mulheres que tiveram a oportunidade de aprender sobre empoderamento feminino e participar de oficinas.

Uma programação especial voltada para a valorização da beleza quilombola aconteceu no sábado (16) em Oriximiná, no oeste do Pará. Na programação, palestra sobre empoderamento feminino, oficina de turbantes, tranças, rastafári e maquiagem para pele negra. A primeira edição do evento reuniu cerca de 60 mulheres de diferentes faixas etárias.

Segundo a coordenadora de mulheres da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (Arqmo), Gabriela Cardoso, a ideia surgiu a partir de conversas informais sobre a necessidade de criação de um grupo de mulheres para fortalecer a cultura e a identidade negra.

"Começamos a cogitar a possibilidade de um evento próprio para mulheres, então criamos o grupo Dandaras que irá fortalecer a cultura, identidade e independência financeira para que de fato tenhamos mulheres empoderadas", ressaltou.

Na ocasião, houve também a palestra de uma quilombola da comunidade Último Quilombo sobre Empoderamento e outra da comunidade Moura sobre Tranças Rastafári. "Tivemos uma parceria com O Boticário que deu dicas sobre maquiagem para pele negra e oportunizou cadastro para elas trabalharem de forma autônoma, sobre designer de sobrancelhas, com uma quilombola do Jauary, e turbantes ministradas por uma quilombola de Boa Vista Trombetas", complementou Gabriela.

A realização do primeiro evento de mulheres negras faz parte das ações de fortalecimento das associações e o empoderamento dos povos quilombolas e contou com o apoio da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), por meio do Eixo Quilombola do Programa Territórios Sustentáveis.

O Grupo Dandaras foi criado para estimular a valorização e empoderamento da mulher negra e tem o objetivo de realizar eventos e levar conhecimento. No Dia da Consciência Negra será a primeira apresentação e no dia 20 de novembro em Juruti será ministrada uma palestra sobre a valorização da cultura negra.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/11/17/mulheres-par…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.