VOLTAR

Mulheres indígenas tomam posse no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher

Site da Funai
26 de Ago de 2003

Duas mulheres indígenas (titular e suplente) - Dirce Cavalheiro Veron, da etnia Kaiowá e Maria do Socorro Pinheiro de Carvalho, índia Apurinã - serão empossadas pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, amanhã, (27), às 17h, no Palácio do Planalto. O Conselho é ligado à Secretaria Especial de Política da Mulher, que tem à frente a senadora Emília Fernandes e foi criado para ouvir a voz feminina com relação às políticas públicas e aos direitos da mulher. A indicação das indígenas é do Conselho Nacional de Mulheres Indígenas (CONAMI), após consultas a organizações de base. "Esse é um avanço na luta das mulheres indígenas por reconhecimento", comemora Míriam Terena, do CONAMI.

A titular, Dirce Cavalheiro Veron é da aldeia Bororó, no município de Dourados (MS) e cursa direito na Universidade Integrada e Desenvolvimento do Pantanal/MS. Participou de diversos encontros e seminários sobre a temática indígena. Foi alfabetizadora de crianças e adultos em sua aldeia. Atualmente, é secretária do CONAMI - Conselho Nacional de Mulheres Indígenas. Sua suplente, Maria do Socorro Pinheiro de Carvalho, é da região do Rio Purus, no Estado do Amazonas. É Coordenadora da Associação das Mulheres Indígenas do Médio Purus, localizada no município de Lábrea (AM).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.