VOLTAR

Mulheres indígenas debatem políticas públicas e problemas nas comunidades

Folha BV- http://www.folhabv.com.br
04 de Set de 2014

Mulheres indígenas de três regiões do Estado - Serra da Lua, Raposa e Baixo Cotingo - participam do Seminário Regional de Mulheres Indígenas, no Centro Regional Lago Caracaranã, na região da Raposa, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, Município de Normandia (RR). A atividade encerra hoje.

Promovido pela Secretaria do Movimento de Mulheres Indígenas e Departamento Jurídico do Conselho Indígena de Roraima (CIR), o evento busca discutir os assuntos referentes à violência (física e psicológica), direitos, alcoolismo, tráfico de crianças e adolescentes, saúde da mulher e políticas públicas. Cerca de 200 mulheres participam do evento.

O debate iniciou com os temas violência, direito e saúde da mulher indígena, mediado pela coordenadora do departamento jurídico do CIR, advogada JoêniaWapichana, e da estudante indígena do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima, Josidene Marques.

O evento discutiu ainda a exploração sexual de crianças e adolescentes, além de informações sobre o Programa Mulheres Mil e Ação Saberes Tradicionais, Programa de Saúde da Mulher prestada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e o debate sobre políticas públicas destinadas as mulheres.

Participam do debate as representantes do Juizado da Infância e da Juventude, do Instituto Federal de Roraima (IFRR), da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Instituo Patrimônio e Histórico Artístico Nacional (IPHAN), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto Insikiran da UFRR, e outras instituições convidadas.

Para o encerramento será feito um panorama das últimas conquistas das mulheres indígenas e avaliação do seminário. Uma carta com as demandas específicas de cada região será elaborada e destinada aos órgãos públicos.
"Embora com muitos avanços, nós mulheres precisamos nos fortalecer, sermos unidas e valorizarmos o nosso protagonismo na sociedade, nas comunidades e perante o movimento indígena", destacou a secretária do Movimento de Mulheres, Telma Marques Taurepang.

A secretária chama a atenção do poder público, para que incluam nos planos anuais as demandas específicas das mulheres indígenas. "Com a realização do seminário, além de gerar um debate político entre as mulheres, o objetivo também é chamar a atenção dos órgãos públicos no sentido de terem um olhar diferenciado para as mulheres indígenas e que as demandas apresentadas possam ter retorno positivo", frisou a secretária.

A atividade é a primeira envolvendo três regiões. A meta é atingir as nove regiões de atuação da Secretaria do Movimento de Mulheres indígenas de Roraima.

http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=174461

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.