VOLTAR

Mulheres indígenas de RO participam do Acampamento Terra Livre em Brasília

G1 https://g1.globo.com
30 de Abr de 2019

O estado de Rondônia foi representado por 19 mulheres indígenas na 15ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), que terminou na última sexta-feira (26) em Brasília.

A ida delas aconteceu após a colaboração de quatro organizações que trabalham pelas causas indígenas no estado. Ao todo, o grupo que partiu de Rondônia rumo à capital federal representa 12 etnias existentes no estado: Apurinã, Arara Karo, Canoé, Karitiana, Karipuna, Kassupa, Mura, Purubora, Sakirabiar, Suruí, Tupari e Uru-Eu-Wau-Wau.

O ATL 2019 teve início no da 24 de abril. O evento é considerado a maior conferência sobre povos tradicionais do Brasil

Durante os três dias, mais de 4 mil pessoas acamparam em Brasília para alertar sobre a violência e discriminação contra populações tradicionais em todo o país. O tema do evento este ano foi "Sangue indígena, nenhuma gota a mais".

A participação massiva de mulheres ao ATL esse ano fez parte do 1o Encontro Nacional de Mulheres Indígenas que, segundo as organizações de defesa indígena, serviu de planejamento para a 1ª Marcha de Mulheres Indígenas no Brasil, prevista para acontecer em agosto desse ano.

https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2019/04/30/mulheres-indigenas-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.