VOLTAR

Mulheres indígenas de Dourados comemoram o mês da mulher

Agora MS
19 de Mar de 2007

Durante todo o mês de março, o Pólo-Base Indígena de Dourados, da Coordenação Regional da Funasa em Mato Grosso do Sul, comemora o mês da mulher levando as três maiores aldeias da região os exames preventivos de câncer do colo do útero e de mama. As atividades tiveram início no dia 7 de março e seguem até o dia 28.

As aldeias que estão recebendo a ação, segundo Lídia Maria Montera, enfermeira e coordenadora técnica do Pólo de Dourados, são Bororó e Jaguapirú localizadas no município de Dourados e Panambi, que fica em Douradina. "Nós dividimos os atendimentos em quatro etapas, e cada uma delas é realizada em uma unidade de saúde diferente, para chegarmos o mais perto possível das mulheres", esclarece a enfermeira.

"A meta dessa campanha de saúde é realizar pelo menos 600 exames preventivos", revela Lídia. No dia 7 e 15 de março, a equipe de saúde do Pólo esteve na aldeia Bororó onde já foram realizados 261 exames papanicolau e de mama. No dia 22 a ação continua na aldeia Jaguapirú e no dia 28 na aldeia Panambi.

O trabalho está sendo desenvolvido juntamente com um grupo de cabeleireiras da região, que colaboram prestando serviços como corte de cabelo e hidratação às mulheres que participam das atividades preventivas. De acordo com Lídia, "essa foi uma forma encontrada para valorizar e aumentar a auto estima das mulheres".

Além de fazer os exames médicos, as indígenas participam ainda de palestras educativas sobre a importância do exame preventivo, do exame clínico de mama, planejamento familiar e saúde da mulher em geral.

As enfermeiras, auxiliares de enfermagem e agentes indígenas de saúde do Pólo de Dourados que trabalham para a realização dessa atividade são exclusivamente mulheres, por exigência das indígenas que afirmaram se sentir mais a vontade sendo atendidas por pessoas do mesmo sexo.

As mulheres que possuem vacinas em aberto também estão aproveitando a oportunidade para colocá-las em dia. As vacinas disponibilizadas são as do calendário básico de vacinação indígena voltadas para adultos e mulheres em idade fértil.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.