VOLTAR

Mulheres Indígenas da Foirn realizam V Encontro

Coiab-Manaus-AM
14 de Mar de 2005

Saúde da mulher; segurança alimentar; fortalecimento institucional das associações de mulheres; gênero e educação familiar indígena. Esses foram alguns dos assuntos discutidos durante o V Encontro de Mulheres Indígenas do rio Negro, no período de 07 a 10 de março na Maloca tradicional da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn). O encontro teve como principal objetivo o fortalecimento das associações na política das mulheres indígenas e a participação delas nas discussões da saúde, gênero, educação familiar e segurança alimentar.

O Encontro, promovido pelo Departamento de Mulheres Indígenas da Foirn, contou com mais de 54 participantes, representantes de várias associações e grupos de mulheres das regiões do rio Negro. Segundo a coordenadora do Departamento, Idária Barreto/Tukano, a proposta do Encontro surgiu de reuniões com mulheres, onde as mesmas viram a necessidade de fortalecer a sua participação política no Movimento Indígena.

"No decorrer dos anos, as mulheres avançaram muito, em todos os níveis de discussões, porém, ainda existem alguns obstáculos a serem vencidos por nós", afirma a líder indígena.

Dada a diversidade de línguas e culturas do Rio Negro a comunicação entre as participantes foi feita nas línguas indígenas, com tradução para o português.

O V Encontro de Mulheres Indígenas do rio Negro, contou com o apoio das seguintes instituições: Instituto Socioambiental (Isa), Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas (PDPI), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização (Cese), e Projeto Rasi, do Núcleo de Saúde Indígena, da Universidade Federal do Amazonas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.