VOLTAR

Mulheres indígenas buscam fortalecimento da classe

Diário da Amazônia-Porto Velho-RO
26 de Mai de 2006

Foi aberta ontem pela manhã a 1ª Assembléia de mulheres indígenas do Estado de Rondônia. O evento tem como finalidade reunir a liderança feminina de 14 etnias indígenas, além das representantes locais e demais membros do Movimento de Mulheres Indígenas para que discutam políticas públicas visando o fortalecimento e esclarecimento sobre os fatos sociais e políticos que norteiam a sociedade rondoniense.
De acordo com a coordenadora do movimento, Neide Moraes Karitiana, serão dois dias de evento onde haverá apresentação de palestras, dinâmicas de grupo, relato de experiências, mesa redonda e exposição de produtos artesanais indígenas, que também serão comercializados. "A idéia é fortalecer a mulher indígena e apresentar a elas várias formas de participação da mulher na tomada de decisões", enfatiza Neide.
Participam do evento mulheres representantes das tribos Aicanã, Mamãedê, Cintas-Largas, Mequen, Gavião, Zoró, Arara, Tupau, Macurape, Ajuru, Tanharin, Parintintin, Txarroe e Mura, as últimas quatro da região de Humaitá, no sul do Amazonas e as demais distribuídas ao longo do estado de Rondônia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.