VOLTAR

Mulheres índias palestra sobre abuso sexual através da OMIR

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
15 de Jun de 2002

Abuso sexual e violência contra a mulher foram os temas da palestra realizada pela Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (OMIR) na sede do Conselho Indígena de Roraima (CIR) para mais de 30 mulheres representantes das comunidades indígenas do Estado. O encontro serviu para alertar as mulheres dos riscos que correm, e, para que ao sofrerem qualquer tipo de abuso comuniquem as autoridades e não se calem.
Segundo a palestrante Pamela Alves Gil que acompanha os moradores de todas as comunidades da região leste do Estado de Roraima e abordou o tema "Abuso Sexual", as mulheres indígenas tem que se conscientizar quanto aos perigos que correm e o fato de poderem estar contaminadas com diversas Doenças Sexualmente Transmissíveis. Disse que não só o abuso preocupa, existem outras agressões que podem afetar a vida do ser humano: violência física, econômica, psicológica e sexual.
Cada uma tem conseqüências preocupantes, e é por isso que elas não devem se calar, é por direito da mulher ser feliz e ter a autonomia de dizer não. A partir do momento que se negue em manter relações com o marido ou namorado e sejam forçadas a tal, o ato é considerado abuso.
A violência física é outro fator preocupante, pais que batem nos filhos, casais que se espancam, tudo pode ser considerado como violência física. Já a violência econômica consiste na recusa em cuidar dos filhos ou idosos tanto na parte alimentícia como na saúde. A violência psicológica é qualquer ação que cause dano ou modificação na forma de agir do cidadão ou o faça se sentir inferior ao outro.
Para a coordenadora Irami Barbosa dos Santos além do encontro realizado ontem, existem campanhas constantes e periódicas que levam além dessas informações, esclarecimentos sobre o alcoolismo, machismo, saúde e educação aos moradores de várias comunidades. "É nosso dever informar e alertar, e é importante que estas campanhas se intensifiquem, pois é através delas que conseguiremos mudar a realidade", discursou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.