VOLTAR

Mudança na coordenação regional da Funai com influência do PT

Folha de Boa Vista
Autor: ALTAIR, Natal
17 de Ago de 2011

Mudança na coordenação regional da Funai com influência do PT

Natal Altair *

A situação dos povos indígenas de Roraima é de abandono pelo Governo Federal, que não possui uma política indigenista com resultados positivos num contexto geral. É lamentável o fato de o governo petista ter levado em conta no tocante à representação de entidade indígena no nosso Estado nos últimos anos apenas o que pleiteia o Conselho indígena de Roraima (CIR). Os índios contrários à homologação contínua da Raposa Serra do Sol sabiam tinham consciência do porquê de a citada forma homologatória não era a ideal, temiam o que vivem hoje: isolamento, estradas intrafegáveis, saúde e educação precária, bem como falta de alimentos e esperança de que a dura realidade mudará.

No contexto de penúria em que vivem os nativos e a maioria aculturada, não só na Raposa Serra do Sol como em todo Estado, tivemos recentemente substituição na coordenação regional da Funai, assumindo um petista, André Vasconcelos, fato que não conta com apoio das lideranças indígenas da Sociedade de Defesa dos índios de Roraima-Sodiurr, entidade desvinculada de orientações, manipulações e pleitos conforme a Igreja Católica e Ongs estrangeiras, como o ISA, que consideram conveniente, mesmo que o tempo tenha provado que essas parcerias não têm contribuído para melhora da qualidade de vida das diversas etnias existentes em Roraima.

A nomeação de André Vasconcelos é recebida com mal-estar, não somente pelas lideranças indígenas da Sodiurr, mas também por quem acompanha a problemática indígena com preocupação, solidariedade aos cidadãos brasileiros sujeitados à tutela de um órgão federal que há tempo é contestado e que já deveria ter sido extinto em virtude da ineficácia no atendimento daqueles que deveria proteger e trata-los com dignidade.

O fato de ser filiado ao PT e ter prestados serviços na assessoria de comunicação do CIR, deixa de início a credibilidade de André Vasconcelos em dúvida, pois a imparcialidade no lidar com reivindicações das diversas organizações indígenas, principalmente da Sodiurr, é algo sujeito a não ocorrer.

Quem deseja vida menos sofrida para o povo índio, espera que a bancada política de Roraima tome atitude e não deixe que o petismo continue coordenando tudo que é relacionado aos interesses dos brasileiros e brasileiras que, por conta de uma falaciosa defesa da cultura, estão submetidos a um contexto-sócio-político-econômico deprimente.

* Índio Taurepang e membro da Sodiurr - E-mail: natal.altair@hotmail.com

Folha de Boa Vista, 17/08/2011

http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=114310#

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.