VOLTAR

MS lança Campanha do Agasalho para comunidades indígenas

Home Page da Funasa - http://www.funasa.gov.br/
26 de Mai de 2009

A Coordenação Regional da Funasa no Mato Grosso do Sul (Core/MS) lança, nesta quarta-feira (27), a Campanha do Agasalho 2009, com o tema "O frio dói e o abandono mata, doe um agasalho e faça sua parte". O objetivo da campanha é ajudar os índios que vivem nas aldeias do estado, principalmente as crianças, a enfrentar as baixas temperaturas nesta época do ano.

Atualmente, o Mato Grosso do Sul conta com uma população indígena de 68.792 pessoas das etnias Bororó, Xavante, Cinta Larga, Guarani, Kaiowá, Terena, Kadiwéu, Kinikinawa, Guató, Ofaié e Atkun. Elas estão distribuídas em 74 aldeias num espaço territorial de 590 mil hectares. De acordo com o Sistema de Informação de Atenção à Saúde Indígena (Siasi), entre a população existem 10.378 crianças menores de cinco anos.

Esta é a sexta edição da campanha organizada pela Funasa/MS e que está aberta à população em geral e instituições públicas e privadas que quiserem colaborar com a iniciativa. Em 2008, durante os três meses de duração do evento, a Coordenação Regional arrecadou mais de 11.300 unidades entre roupas, calçados e cobertores graças à contribuição de servidores e funcionários da instituição, além de entidades públicas e privadas.

"A expectativa este ano é de superar a arrecadação do ano passado em menos tempo e, para isso, precisamos da colaboração de todos", enfatizou o coordenador Flávio Britto Neto.

O principal ponto de arrecadação é a sede da Funasa. Todo o material arrecadado na capital será entregue ao Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (Dsei), no dia 2 de julho, quando encerra a campanha. Em seguida será encaminhado às Casas de Apoio à Saúde do Índio (Casai) de Campo Grande, Amambaí e Dourados e para a Comunidade Ofaié-Xavante da região de Brasilândia.

A doação pode ser feita nas cidades onde funcionam os 13 Polos-Base que dão suporte ao atendimento básico de saúde nas comunidades indígenas. Os Polos-Base ficam em Campo Grande, Bonito, Dourados, Sidrolândia, Antônio João, Aquidauana, Amambaí, Caarapó, Bodoquena, Iguatemi, Paranhos, Tacuru e Miranda. Também receberão doações os dois Subpolos localizados nos municípios de Brasilândia e Corumbá.

A distribuição das doações será feira ainda na primeira quinzena de julho. Quem quiser aderir à Campanha do Agasalho/2009 deve entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Core/MS pelos telefones (67) 3325-4262 e (67) 3325-1499, ramal 1304, ou pelo endereço eletrônico corems.ascom@funasa.gov.br

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.