VOLTAR

MS: Funasa e Sesai unem esforços para levar água tratada a indígenas

Funasa - http://www.funasa.gov.br/
02 de Abr de 2012

Empenhada em solucionar o problema de falta de água que aflige os indígenas da Aldeia Bororó, em Dourados, a Fundação Nacional de Saúde enviou para a região uma equipe formada por engenheiros e técnicos, acompanhados pelo superintendente estadual da Funasa de Mato Grosso do Sul, Pedro Teruel, pelo chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) da Secretaria Especial de Saúde Indígena de MS (Dsei/Sesai), Nelson Olazar, e representantes do Governo do Estado.

Logo que soube da situação, o superintendente Pedro Teruel entrou em contato com a Prefeitura de Dourados, via Secretaria de Obras, e se dispôs a ajudar na celeridade do processo. No dia 23 de março, a força-tarefa fez uma visita ao município.

A equipe fez um levantamento sobre as residências que enfrentam a falta de água e adotou medidas para atender, emergencialmente, essas famílias. Uma delas foi a ativação de um poço construído pela Funasa que, em 20 dias, deve estar produzindo 26 mil litros de água por hora.

Também está previsto o acionamento de outro poço em 60 dias que irá atender os indígenas da aldeia Jaguaripu com 16 mil litros de água por hora.

O grupo estudará, ainda, a possibilidade de implantar caixas d'água nas residências de cada família, o que facilitará o armazenamento de água tratada que hoje é feito de forma imprópria pelos indígenas.

De acordo com Pedro Teruel, todos estão unindo forças para atender os indígenas da aldeia Bororó o mais breve possível. "Com essa ação, não levamos apenas água tratada para a comunidade; mas proporcionamos saúde, inclusão social e qualidade de vida", afirmou.

A Funasa está atuando neste caso das aldeias devido a um convite do chefe do Dsei/Sesai em MS, Nelson Olazar e por ter atuado frente às questões de saúde indígena por mais de dez anos.

Em outubro de 2010, os Decretos 7.335 e 7.336, assinados pelo Presidente Lula, transferiram as ações de atenção integral à saúde indígena à Sesai, ficando a Funasa com as atividades de saneamento somente fora das áreas indígenas.

http://www.funasa.gov.br/internet/Web%20Funasa/not/not2012/not97.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.