VOLTAR

MPF/MA pede instalação de unidade da Funai em Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras

Notícias do Ministério Público Federal - noticias.pgr.mpf.gov.br
05 de Set de 2008

Integrantes das comunidades indígenas reclamam do encerramento das atividades do Núcleo de Apoio Local da Funai.

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) recomendou ao presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) que promova o restabelecimento dos serviços destinados ao atendimento das etnias guajajara, kanela e timbira nos municípios de Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras (MA).

O MPF quer a instalação de unidade descentralizada na região, com servidores públicos, instalações físicas e equipamentos necessários ao cumprimento de suas funções.

Integrantes das comunidades indígenas reclamam do encerramento das atividades do Núcleo de Apoio Local da Funai, que deixou a população sem serviços básicos, tais como a emissão de registro administrativo de nascimentos e óbitos. Em protesto eles chegaram a bloquear um trecho da BR-226, além de ameaçar a derrubada de torres de transmissão de energia.

Em setembro de 2007, a Funai enviou ofício ao MPF informando que estaria "tomando todas as providências administrativas e jurídicas para a implantação da Administração Executiva Regional na cidade de Barra do Corda". Até agora não houve nenhuma solução. Em junho deste ano, durante reunião, foi apresentada à Funai proposta de reestruturação dos serviços na região. Mais uma vez, nada foi feito.

A Fundação tem até 45 dias para responder sobre as providências adotadas em virtude da recomendação. O não atendimento do seu conteúdo implicará adoção de providências admistratrivas e judiciais cabíveis.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.