VOLTAR

MPF/CE solicita agilidade no processo de demarcação das terras dos Tapeba

MPF/CE - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/
01 de Ago de 2012

A sede da Funai em Fortaleza foi ocupada pela etnia no dia 30 de julho como forma de protesto pela demora do processo de regularização dessas terras

A procuradora da República Nilce Cunha Rodrigues, que conduz um procedimento administrativo sobre as questões envolvendo as terras reivindicadas pela etnia Tapeba, encaminhou ofício à presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marta Maria do Amaral Azevedo, relatando a importância de agilizar a publicação do Relatório de Identificação e Delimitação das Terras Indígenas Tapeba.

"Esta é a medida que se faz imperiosa para trazer a paz e tranquilidade a todos quantos se veem afetados pelos constantes conflitos", explica a procuradora da República, ao definir no ofício os mais recentes acontecimentos envolvendo a comunidade Tapeba.

Segundo os fatos expostos no ofício, as famílias da comunidade indígena foram acordadas às 6 horas e, sem que sequer suspeitassem da existência do processo judicial, tiveram as casas demolidas, derrubadas por um trator, ocasionando a perda de quase todos os objetos domésticos que possuíam. Esse foi um dos pontos contido no ofício para mostrar como é urgente o Relatório de Identificação e Delimitação das Terras Indígenas Tapeba.

Ocupação - Na última segunda-feira, 30 de julho, um grande número de índios da comunidade Tapeba ocupou a sede da Funai em Fortaleza, como forma de protesto pela demora do processo de regularização dessas terras.

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.