VOLTAR

MPF quer proibir queima da palha da cana na região de Piracicaba

OESP, Vida, p. A24
13 de Abr de 2012

MPF quer proibir queima da palha da cana na região de Piracicaba

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça o cancelamento das autorizações de queima controlada da palha da cana-de-açúcar na região de Piracicaba, a mais tradicional região canavieira do Estado. Segundo o órgão, as autorizações foram concedidas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) sem a exigência do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (Rima), obrigatórios pela lei federal. O MPF também pede que nenhuma nova autorização para a queima na região seja emitida sem o EIA/Rima.
O MPF também quer que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fiscalize os danos à fauna silvestre. "Não bastasse a morte imediata de animais adultos, seja diretamente, carbonizados pelo fogo, seja indiretamente, vítimas de atropelamento, a fuga deixa inúmeros filhotes desamparados, com poucas chances de sobrevida", disse o procurador da República Fausto Kosaka.
A ação foi elaborada em formato digital e apresenta vídeos e depoimentos de especialistas que revelam a gravidade do impacto ambiental provocado pela queima. É a primeira vez que uma ação digital é protocolada pelo MPF no Estado de São Paulo.

OESP, 13/04/2012, Vida, p. A24

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,mpf-quer-proibir-queima-da-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.