VOLTAR

MPF pede na Justiça demarcação de terra kontanawa

Agências de Notícias do Acre
Autor: Leandro Altheman
15 de Jul de 2008

MPF pede na Justiça demarcação de terra kontanawa
15/07/2008 - 23:23

Leandro Altheman/Cruzeiro do Sul

O Ministério Público federal no Acre, ingressou com ação civil pública para obrigar a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a união, a procederem a demarcação e o registro das terras onde vive o povo indígena Kontanawa, localizadas nas imediações do rio Tejo, próximo à localidade Restauração, na aldeia Sete Estrelas, município de Marechal Thaumaturgo.

Segundo Luis Nukini, coordenador daOrganização dos Povos Indígenas do rio Juruá (Opirj) a decisão marca uma conquista do povo Kontanaua que desde 2000 luta pela demarcação de suas terras.

Os kontanaua participaram da luta pela criação da Reserva Extrativistra do Alto Juruá, primeira unidade deste tipo criada no mundo. O avanço da pecuária e de outras atividades consideradas não-sustentáveis pelos indígenas dentro da Rresex do Alto Juruá motivou a busca pela afirmação da identidade.

Luis comentou ainda a situação de outros povos do Juruá que estão com a situação de suas terras pendentes na justiça e também lutam pela regularização das áreas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.