VOLTAR

MPF consegue alojamento para indígena em acompanhamento de cirurgia

MPF/MA - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/
19 de Abr de 2013

Atuação extrajudicial do MPF permitirá que indígena seja acompanhada pelo esposo em cirurgia

A indígena Rupenegu Arepo Txicao, da etnia ikpeng, foi transferida na tarde desta quarta-feira, 17 de abril, da Casa de Saúde Índigena (Casai) de Sinop para a Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), onde será submetida a uma cirurgia toráxica de urgência. O esposo dela, Mekirinpo Ikpeng, também será recebido pela universidade para acompanhar a indígena durante o procedimento cirúrgico.

O recebimento do esposo da paciente pela Unifesp é fruto de uma atuação extrajudicial do Ministério Público Federal em Sinop (MT) e São Paulo (SP), que intervieram após Mekirinpo Ikpeng relatar a situação do casal à unidade do MPF no município matogrossense.

Com tuberculose e empiema pleural, a indígena estava internada na Casai de Sinop aguardando, desde novembro de 2012, transferência para a Casai de SP que se recusava a receber Mekirinpo Ikpeng, devido à falta de vagas e ao processo de mudança da unidade.

Mas de acordo com o procurador da República lotado em Sinop, Adriano Barros Fernandes, por se tratar de um procedimento de risco com possibilidade de morte, é imprescindível que a paciente seja acompanhada pelo esposo durante a cirurgia.

Por isso, com o objetivo de assegurar que o esposo da indígena a acompanhasse na cirurgia, o MPF em Sinop fez contatos com a procuradora da República Adriana da Silva Fernandes e com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Litoral Sul, que conseguiram o acolhimento da paciente pela Casai-SP e do acompanhante pela Unifesp no último dia 12 de abril.

Unifesp - A Universidade Federal do Estado de São Paulo é um hospital de referência no atendimento a indígenas e conta com o Ambulatório do Índio. O ambulatório busca valorizar os aspectos culturais envolvidos na determinação das doenças e minimizar os impactos da peregrinação diagnóstica e terapêutica a que são submetidos os pacientes indígenas.

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.