VOLTAR

MPE alerta índios sobre bloqueio de rodovias em Amambai

Campo Grnde News
Autor: Humberto Marques
15 de Mai de 2007

Uma comissão formada por lideranças indígenas guarani-kaiowá e guarani-ñandeva se reuniu na tarde desta terça-feira (15 de maio) com o promotor Ricardo Rotunno, da 2ª Promotoria da Comarca de Amambai, para discutir as implicações do fechamento da Administração Regional da Funai de Amambai, transformada em núcleo pela Superintendência Nacional de Brasília. Segundo o site A Gazeta News, os indígenas pedem a revogação da portaria que transferiu a administração para Dourados.

Rotunno, que pertence ao Ministério Público Estadual, disse ser solidário à reivindicação dos indígenas, porém alertou que não irá tolerar manifestações que atinjam os direitos da sociedade. As lideranças aguardam uma posição oficial sobre o fechamento da administração da Funai até esta quarta-feira (16), e ameaçam bloquear rodovias caso não obtenham resposta.

O promotor também sugeriu a formação de uma comissão para buscar uma reunião com a direção da Funai em Brasília. Os líderes indígenas permanecem na sede da Funai de Amambai, à espera da resposta do órgão federal sobre o fechamento da unidade.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.