VOLTAR

Mozarildo pede que Ministério da Justiça esclareça denúncia

Folha de Boa Vista-RR
14 de Mai de 2002

O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL) apresentou requerimento para que o ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior, apresente informações oficiais a
respeito de denúncia apresentada domingo, no programa Fantástico (TV Globo), dando conta que pesquisadores norte-americanos teriam entrado na reserva indígena Yanomami, no Amazonas, e coletado cerca de 12 mil amostras de sangue, sem dar explicações dos objetivos.
Há indicações de que o sangue coletado estaria armazenado em universidades dos Estados Unidos. A denúncia foi feita pela Ong Comissão Pró-Yanomami (CCPY), e a reportagem apresentou, inclusive, depoimento de um índio sobre o caso.
"Isso, portanto, não é apenas suspeita, mas caso comprovado. Se fazem isso
com os índios, imaginem o que fazem com as riquezas que estão na Amazônia", afirmou Mozarildo, lamentando o descaso em relação à Amazônia brasileira.
Segundo a matéria da Globo, o sangue dos índios estaria sendo utilizado para fazer uma pesquisa sobre a resistência dos japoneses que sobreviveram aos ataques da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki, na 2o Guerra Mundial.
O líder indígena Davi Yanomami deu entrevista afirmando que a mãe dele, à época, serviu de doadora para a pesquisa, na aldeia Demini, que fica na reserva do lado do território amazonense. A área indígena estende-se por Roraima e Amazonas

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.