VOLTAR

Mozarildo Cavalcanti lamenta situação da saúde indígena em Roraima

Agência Senado - http://www.senado.gov.br
08 de Jun de 2011

Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (8), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) criticou a qualidade do serviço de atendimento à saúde dos índios no estado de Roraima. Segundo o senador, a reclamação de que falta dinheiro para a saúde é recorrente. Para Mozarildo, porém, o que falta é seriedade na aplicação dos recursos e estabelecimento correto de prioridades. O que vem ocorrendo no estado seria um exemplo da falta de qualidade na gestão dos recursos de saúde.

O parlamentar contou que, em Roraima, os atendimentos de saúde para os índios ianomâmis são realizados exclusivamente por avião. Segundo o senador, há irregularidades nesses vôos e na distribuição de medicamentos e têm havido conflitos entre os índios e aqueles que fazem o trabalho de distribuição, de modo que ele está suspenso no momento.

De acordo com o senador, quando a Fundação Nacional do Índio (Funai) era a responsável pelo atendimento indígena, houve uma série de denúncias sobre desvio de recursos. Quando a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) assumiu esse atendimento, os problemas continuaram. Mozarildo Cavalcanti afirmou que, só no ano passado, a Controladoria Geral da União (CGU) registrou desvios da ordem de R$ 500 milhões na Funasa.

- Tenho feito várias denúncias sobre a situação da saúde não só como senador, mas como cidadão e como médico - afirmou.

O senador ainda anunciou que vai enviar ofício ao Ministério da Saúde, à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e ao Ministério Público Federal falando da situação da saúde dos índios em Roraima. Mozarildo afirmou que a situação é grave, pois envolve questão humanitária e uso de recursos públicos.

http://www.senado.gov.br/noticias/mozarildo-cavalcanti-lamenta-situacao…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.