VOLTAR

'Movimento indígena nunca foi tão forte como agora', diz pesquisador

Brasil de Fato - https://www.brasildefato.com.br/2023/03/21
21 de Mar de 2023

'Movimento indígena nunca foi tão forte como agora', diz pesquisador
Tiago Moreira é antropólogo e autor de publicação que traz dados sobre os povos originários entre 2017 e 2022

Redação
Brasil de Fato|Recife(PE) |
21 de Março de 2023 às 14:42

O Instituto Socioambiental(ISA) lança nesta terça-feira(21), no Sesc 24 de maio, em São Paulo, a 13ª edição do livro Povos Indígenas no Brasil, às 19h.

A publicação histórica, que chega aos 42 anos, tem o objetivo de apresentar informações completas sobre a população indígena no Brasil. Esta edição traz um balanço dos últimos cinco anos, período marcado por instabilidade política e pelo governo Bolsonaro. 

Para falar sobre o lançamento e o conteúdo desta 13ª edição, o Central do Brasil entrevistou o antropólogo Tiago Moreira. Ele é um dos autores do livro e será o mediador da mesa de debates na festa de lançamento da obra, com a presença de lideranças e personalidades indígenas. 

"Nunca o movimento indígena foi tão forte como agora. Acho que, com esse novo governo, abre uma oportunidade de diálogo, oportunidade de construção de uma nova política indigenista feita pelos próprios indígenas", explicou. 

O evento de lançamento contará com a participação das lideranças e ativistas indígenas Txai Suruí, Vanda Witoto, Sandra Benites e Watatakalu Yawalapiti. 

O livro Povos Indígenas no Brasil, organizado pelo ISA, foi criado com o objetivo de colocar os povos indígenas no mapa e apresentar elementos que mostrem a vivência, a contemporaneidade e a experiência do tempo presente destas populações, reunindo estatísticas sobre território, línguas, habitantes e outros indicadores sociais. 

A primeira edição material foi lançada ainda sob a Ditadura Militar, um período em que os povos indígenas foram atacados e negligenciados pelo Estado. 

"Existia um desenvolvimentismo apregoado por este Estado autoritário, que ameaçava exterminar as populações indígenas em diferentes regiões do país. Isso criou um senso de urgência, criou a necessidade de colocar as populações indígenas no mapa, de maneira a resistir a esta máquina desenvolvimentista da Ditadura Militar", relembrou. 

A entrevista completa com o antropólogo Tiago Moreira você acompanha na edição desta terça-feira do programa Central do Brasil. 

Lula e uma grande comitiva de ministros, autoridades e empresários vão à China no fim de março para uma visita repleta de expectativas comerciais e políticas. Os acordos que serão firmados no país asiático ainda estão sendo preparados ou finalizados, mas podem elevar a relação bilateral a um novo patamar. Também pode movimentar a posição do Brasil no tabuleiro internacional e exigir iniciativas dos Estados Unidos. É o que mostra a reportagem do correspondente em Brasília Alex Mirkhan. 

Saúde mental dos policiais 
Uma pergunta ecoa no Rio de Janeiro: por que tantos policiais no estado sofrem com adoecimento mental? A resposta pode estar no cotidiano destes trabalhadores. A repórter Jéssica Rodrigues mostra que o adoecimento mental é comum entre policiais e que o número de suicídio entre eles também aumentou nos últimos anos. 

O programa Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, às 12h30, pela Rede TVT e por emissoras públicas parceiras espalhadas pelo país. 
 
Edição: Rodrigo Durão Coelho

https://www.brasildefato.com.br/2023/03/21/movimento-indigena-nunca-foi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.