VOLTAR

Movimento Gota d´Água ultrapassa 1 milhão de assinaturas

O Eco - http://www.oecoamazonia.com
Autor: Karina Miotto
21 de Nov de 2011

Em mais um capítulo da longa história da construção da hidrelétrica Belo Monte, no Pará, desta vez a manifestação contra a usina veio de 18 artistas brasileiros. Atores e atrizes uniram-se no Movimento Gota d´Água, encabeçado pelo ator Sergio Marone e, juntos, gravaram vídeos nos quais questionam a viabilidade da usina, seus impactos socioambientais e o respeito aos direitos indígenas - a obra praticamente secará o rio Xingu em um trecho de 100 km dentro de duas Terras Indígenas que ficam na Volta Grande do Xingu. Além de Marone, participam do projeto os atores Ary Fontoura, Bruno Mazzeo, Carol Castro, Ingrid Guimarães, Isis Valverde, Juliana Paes, Cissa Guimarães, Claudia Ohana, Dira Paes, Letícia Sabatella, Maitê Proença, Elisangela Vergueiro, Eriberto leão, Guilhermina Guinle, Marcos Palmeira, Murilo Benício e Nathalia Dill.

O primeiro dos vídeos chama-se "Gota d'Água+10", foi lançado terça-feira passada (15) e tem direção de Marcos Prado, que produziu o filme "Tropa de Elite". Contrapõe informações difundidas pelo governo como, por exemplo, de que a usina será benéfica para o país e necessária para evitar futuros apagões. Clique aqui para ver todos os vídeos já lançados pelo Movimento. Até agora, são três no total.

Petição

O Movimento Gota d´Água lançou, junto aos vídeos, uma petição que alcançou níveis de mobilização e cyber ativismo inéditos no país. Em pouco mais de 48 horas, 500 mil pessoas já haviam assinado o documento que será enviado à presidente Dilma Rouseff. A meta era chegar a 1 milhão de assinaturas - o que aconteceu hoje, 22 de novembro. "Buscamos diálogo com o governo. Enquanto cidadãos nós temos o direito de compreender melhor o que significa esta usina e como ela pode afetar nossas vidas", afirma Sergio Marone.

Desde que o vídeo foi lançado, o ator e sua equipe tem se concentrado, durante longas horas todos os dias, em mobilizar mais pessoas e levantar discussões a respeito do projeto. Regularmente, Marone faz twitcams com seus fãs e, ao vivo, tem entrevistado especialistas sobre a construção de Belo Monte. O primeiro deles foi Francisco Hernandez, pesquisador do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP).

Antonia Melo, coordenadora do Movimento Xingu Vivo para Sempre, afirmou que a repercussão do primeiro vídeo, "Gota d'Água+10", já chegou em Altamira, no Pará. "Passaram em uma TV local, só se fala nisso aqui". De acordo com ela, o Movimento Gota d´Água deu "novo ânimo à luta". Desde Altamira, contou que ribeirinhos têm tido suas propriedades avaliadas para compra já que, com a usina, poderão ficar submersas.

((o)) Eco Amazonia esteve com Sergio Marone. A gravação foi feita na tarde de sábado, dia 19, quando as assinaturas chegaram a 700 mil. Atualmente, já passa de 1 milhão. Confira a entrevista no link abaixo.

http://www.oecoamazonia.com/br/blog/347-movimento-gota-daagua-rumo-a-1-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.