VOLTAR

Movimento Empresarial e MMA divulgam publicação sobre gestão da biodiversidade

MMA - http://www.mma.gov.br
Autor: Carine Corrêa
16 de Set de 2011

O Movimento Empresarial pela Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade (MEB) divulgará na próxima segunda-feira (19/9), em São Paulo, o Manual de Gestão de Empresas para a Biodiversidade - Guia Prático de Implementação. A iniciativa tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Agência Internacional de Cooperação do Governo da Alemanha (GIZ).

A publicação faz parte do projeto Biodiversidade em Boa Companhia, lançado pelo Ministério para o Meio Ambiente, Preservação da Natureza e Segurança Nuclear do governo alemão, em 2008, com o objetivo de conscientizar a comunidade empresarial sobre a importância da biodiversidade e de apoiar os esforços empresariais para integrar aspectos da gestão da biodiversidade às suas atividades.

Boas práticas - Ao elencar boas práticas já consolidadas por empresas alemãs - como a marca de produtos de limpeza ecológicos Frosch, que investiu em reflorestamento da vegetação às margens de rios europeus, o manual divulga métodos e instrumentos já testados nos melhores exemplos adotados por organizações que participam do projeto Biodiversidade em Boa Companhia.

A intenção do MEB, que foi lançado em 2010 por um conjunto de 65 empresas e organizações, é contribuir para a construção de um plano nacional brasileiro sobre as metas acordadas em Nagoya, no Japão, na última convenção sobre biodiversidade das Nações Unidas.

Durante o evento, as nações participantes definiram metas para preservar e garantir o uso sustentável dos recursos naturais em todo o planeta. Cabe agora a cada país membro definir suas estratégias locais. Para discutir o plano brasileiro sobre biodiversidade, o governo federal pretende encerrar a rodada de diálogos com os diferentes setores da sociedade até novembro.

O MEB pretende ainda estimular a inclusão da biodiversidade nas planilhas de gestão de empresas brasileiras. Outra proposta defendida pelo movimento é a criação de um fórum nacional que tenha a biodiversidade como foco principal.

A publicação será disponibilizada a todos os participantes.

Serviço:
Lançamento da publicação Manual de Gestão de Empresas para a Biodiversidade

Quando: Segunda-feira, 19 de setembro de 2011.
Onde: Itaú Cultural, Avenida Paulista, no149
Horário: 9h às 12h30 / 14h às 17h

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&codigo=6980

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.