VOLTAR

Morte de missionaria mobiliza o governo

CB, Pais, p.A6
14 de Fev de 2005

Morte de missionária mobiliza o governo

SÃO PAULO - Os ministros Nilmário Miranda (Direitos Humanos) e Marina Silva (Meio Ambiente) se reuniram ontem com representantes da Polícia Federal, em Altamira (777km de Belém) para definir os rumos da investigação da morte da missionária americana Dorothy Stang, 74 anos, assassinada a tiros no sábado, em Anapu (oeste do Pará). O crime está sendo comparado ao assassinato, em 1988, do ambientalista Chico Mendes.

A PF e a Polícia Civil do Pará já têm os nomes de quatro suspeitos de participar do assassinato da religiosa. Pedido de prisão preventiva dos suspeitos já foi enviado ao juiz de Anapu. Desses quatro, dois são pistoleiros, um foi contratado como intermediário e o outro, um fazendeiro, seria o mandante do crime.

Ainda na noite deste sábado, foi morto em Anapu um funcionário do fazendeiro apontado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) como provável mandante do assassinato da freira. Adalberto Xavier Leal, 38 anos, foi assassinado a tiros de espingarda, segundo a Polícia Civil, que trabalha com a hipótese de vingança pela morte da religiosa. Leal trabalhava num loteamento que pertence, segundo a CPT, a Dinair Feijó da Cunha, apontado pela entidade como suspeito de ser o mandante da morte de irmã Dorothy. A polícia não confirma a suspeita.

O procurador-geral da República, Cláudio Fontelles, abriu procedimento administrativo para federalizar as investigações sobre o crime. A medida está prevista na reforma do Judiciário, aprovada em 2004, e pode ser aplicada em crimes contra os direitos humanos. Com a federalização, todo o processo poderá transcorrer na esfera federal, saindo dos domínios do estado onde ocorreu.

As investigações serão acompanhadas por uma comissão mista do Congresso Nacional. A decisão foi tomada ontem pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e por Renan Calheiros (PMDB-AL), que deverá ser eleito hoje o sucessor de Sarney no cargo.

O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) anunciou que a comissão deve viajar para a região hoje, logo após as eleições para as presidências da Câmara e do Senado.
- A intenção inicial é percorrermos Altamira e Anapu cujo crescimento populacional supera qualquer outra região do país, mas sem qualquer acompanhamento por órgãos do governo.

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Jorge Maurique, disse que o crime foi anunciado.

- O assassinato da missionária é o crime mais anunciado desde a morte de Chico Mendes, no Acre, em decorrência das ameaças que a vítima vinha recebendo.

O corpo da missionária foi transportado para Belém, onde se realizou a autópsia. O avião havia saído de Anapu pela manhã mas, devido ao mau tempo, teve de fazer um pouso forçado numa fazenda. O enterro está previsto para hoje, em Anapu.

JB, 14/02/2005, País, p.A6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.