VOLTAR

Morte de jovem Yanomami será investigada pela Polícia Federal

Roraima em Tempo - https://roraimaemtempo.com.br/
14 de Set de 2021

Segundo a Deputada Joênia Wapichana (Rede), a vítima teria sido atropelada por um avião conduzido por garimpo

A Polícia Federal (PF) vai apurar as circunstâncias que levaram a morte de um indígena de 25 anos na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima. O anúncio foi feito no domingo (12).

De acordo com a deputada Joênia Wapichana (Rede), a morte de Edgar Yanomami teria ocorrido no dia 30 de julho, na Comunidade de Homoxi. A parlamentar encaminhou a denúncia a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, que encaminhou uma Notícia Crime para a PF.

"Espero uma investigação séria e que o crime não fique impune", destacou.

A parlamentar informou que um avião utilizado por garimpeiros teria atropelado o indígena. Os familiares tentaram buscar socorro na comunidade Yamasipiu, que fica a 15 quilômetros de distância, mas o jovem não resistiu.

Os garimpeiros teriam ainda tentado subornar a família de Edgar Yanomami para que o caso não se tornasse público, questão esta que foi comunicada ao presidente do Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kuanna (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami.

Além da Câmara, a deputada levou o caso ao conhecimento da alta comissária para direitos humanos das Nações Unidas, Michelle Bachelet, que recomendou ao Governo Federal um maior empenho na proteção dos povos indígenas do Brasil.

https://roraimaemtempo.com.br/cidades/morte-de-jovem-yanomami-sera-inve…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.