VOLTAR

Morre no Acre, aos 80 anos, importante líder indígena do povo yawanawá

Globo Amazônia - http://www.globoamazonia.com/
22 de Dez de 2010

Morreu nesta segunda-feira (20) em Tarauacá, no Acre, o líder indígena Raimundo Luis Tuin Kuru, que chefiou por décadas o povo yawanawá e se tornou um dos indígenas mais reconhecidos em todo o Brasil.

Kuru luta há anos contra um câncer e estava entre os principais líderes indígenas do país, segundo Francisco Pianko, que coordena a Secretaria dos Povos Indígenas no Acre. "Das lideranças yawanawá, ele conseguiu ser visto como a maior autoridade em todos os sentidos. Tinha relação muito inteligente com o povo de fora e se colocava sempre com responsabilidade", diz.

Nascido em 1929, Kuru era filho de Antônio Luis, liderança yawanawá que estabeleceu os primeiros contatos dos indígenas com brancos no alto Rio Gregório, no início do século 20. Kuru o substituiu e, à frente de seu povo durante todo período da ditadura, era considerado um grande "sábio da floresta", conhecedor de histórias e canções usadas por seus ancestrais.

O líder ficou conhecido por incentivar a ida de indígenas de seu povo para a capital do estado, Rio Branco, para estudarem e assumirem a gestão de cooperativas de borracha e agricultura dentro das aldeias. Também teve papel fundamental na retomada de rituais e cantos de seu povo, em parte representada no nos Festival Yawa, um dos mais conhecidos eventos de cultura indígena que ocorre todos os anos em Nova Esperança, no Acre.

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1637071-16052,00-MORRE+NO+A…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.