VOLTAR

Morre liderança indígena do povo Kayabi

Cimi-Brasília-DF
29 de Mar de 2006

Jurumuk Kayabi, conhecido também como Cuiabano, faleceu no dia 29 de março de 2006, vítima de leucemia. Importante liderança entre seu povo, Jurumuk foi um exemplo de persistência e perseverança típicas de um grande líder Kayabi.

À frente dos que encabeçaram a diáspora empreendida por volta de 1960 pelos Kayabi que fugiram da invasão de suas terras, à noroeste do Mato Grosso, para o Parque Indígena Xingu à convite de Cláudio Villas Boas, auxiliou na acomodação dos Kaiabi no Parque e na abertura dos postos Leonardo e Diauarum, no Parque Indígena Xingu.

Participou também dos projetos de pacificação dos irmãos Villas Boas contribuindo com seu trabalho e conhecimento da mata em expedições como as realizadas nos territórios Metyktire, Kreen-Akarore e Arara.

Trabalhador e liderança incansável, já ancião liderou seu núcleo familiar para a retomada de parte do território tradicional Kayabi mudando-se para a região do rio dos Peixes/MT. Seus esforços resultaram na abertura do processo de identificação da Terra Indígena Batelão e na perda do filho varão Owyt Kayabi, que lutava ao lado do pai e que está desaparecido até hoje, vítima do descaso das autoridades para com os direitos indígenas.

Ficará na lembrança dos que acompanham a história dos Kayabi no Parque Indígena Xingu.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.