VOLTAR

Morre importante anciã quilombola de comunidade

Massa news https://massanews.com/
07 de Mai de 2018

Uma das matriarcas mais velhas da comunidade quilombola João Surá, em Adrianópolis, faleceu por causas naturais no dia 27 de abril. Joana de Andrade Pereira, ou Dona Joana, como era conhecida, foi um exemplo do poder feminino afrodescendente.

Prestigiada por sua liderança espiritual e pelo conhecimento em etnobotânica, Joana estava presente em grande parte das mobilizações das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira. A anciã participou, inclusive, da organização da Romaria da Terra em Adrianópolis, de audiências públicas e seminários promovidos pelo CAOP Direitos Humanos do Ministério Público do Paraná.

Seu profundo conhecimento sobre a história, tradições e cultura das comunidades fez que com se tornasse uma informante privilegiada de trabalhos do Laudo Antropológico, do processo de demarcação do quilombo e de pesquisadores e documentaristas.

https://massanews.com/noticias/plantao/morre-importante-ancia-quilombol…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.