VOLTAR

Morre Geraldo Lod, patriarca dos Galibi Kali´na

Instituto de pesquisa e formação indígena www.institutoiepe.org.br
14 de Fev de 2018

É com grande pesar que o Iepé comunica o falecimento do Sr. Geraldo Lod, patriarca da aldeia São José, na última quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro de 2018.

Sr. Geraldo coordenou na metade do século passado a expedição marítima que trouxe os Galibi Kali'na para o Brasil, fixando residência às margens do rio Oiapoque, conforme retratado na exposição "Eles Partiram para o País dos Brancos" (Museu Kuahí / Iepé, 2010). Fez parte de um pequeno grupo de grandes lideranças indígenas da região, intitulado, nos idos de 1970, "Conselho dos Caciques", responsáveis pelo início da luta política organizada dos Povos Indígenas de Oiapoque.

Com sua partida encerra-se toda a memória viva de uma geração de grandes caciques que lutaram e asseguraram aos quatro povos indígenas da região - Karipuna, Galibi Marworno, Palikur e Galibi Kali'na - o usufruto exclusivo das terras indígenas que habitam e o respeito aos seus direitos.

Nossos sentimentos a toda a família, em especial seus filhos Gregório e Gilberta Lod, funcionários da FUNAI Oiapoque e Claudia Renata Lod Moraes, sua neta e coordenadora administrativa da AMIM- Associação das Mulheres Indígenas em Mutirão, todos parceiros de longa data do Programa Oiapoque.

http://www.institutoiepe.org.br/2018/02/morre-geraldo-lod-patriarca-dos…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.