VOLTAR

Moradores e índios entram em confronto

Diário Catarinense-Florianópolis-SC
Autor: SUSAN LIESENBERG
17 de Ago de 2004

Portando foices, facas e pedaços de pau, índios e moradores de Doutor Pedrinho por pouco não se agrediram, ontem, na localidade de Forcação.

Além de extraírem madeira de propriedades particulares sob a alegação de pertencerem à reserva Duque de Caxias, os índios Xokleng estariam em poder de um trator e de equipamentos de motosseras roubados de um empresário madeireiro, motivo que desencadeou o confronto.

Para intimidar os moradores, foram abertas clareiras com fogueiras para isolar a área. O impasse sobre a demarcação se arrasta há nos.

Vinte policiais militares de Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Timbó, duas guarnições do Corpo de Bombeiros de Timbó e agentes do Grupo de Respostas Táticas de Blumenau intermediaram as negociações, no início da tarde de ontem. A chegada dos militares acalmou os ânimos.

- A comunidade se sente intimidada e quer uma solução. Os índios extraem madeira sem ter uma definição de sua área, o que provoca a revolta - disse o empresário e vice-prefeito de Doutor Pedrinho, Hartwig Persuhn. Ele teve seu trator roubado pelos indígenas na última semana, quando um empregado de sua fazenda foi rendido com armas de fogo. Duas motosseras também foram levadas. A falta da demarcação das terras e a extração da madeira são as causas da crise.

- É urgente um parecer definitivo da Funai antes que estoure algo pior - considerou o sargento da PM local José Francisco da Silva.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.