VOLTAR

Moradores de comunidade quilombola no Jalapão estão isolados e DPE abre ação contra o Estado

Jornal do Tocantins https://www.jornaldotocantins.com.br/?ref=logo
11 de Jul de 2018

Moradores da Comunidade Quilombola Boa Esperança, a 75 km de Mateiros, na região do Jalapão estão isolados. O motivo, segundo a Defensoria Pública Estadual (DPE), é que não há uma ponte que dê acesso à comunidade para garantir o acesso da mesma ao município de São Félix e às demais regiões. Atualmente, a travessia está sendo feita somente por uma balsa feita no improviso.

A defensoria recebeu a denúncia do presidente da Associação Jalapeira das Comunidades Quilombolas Boa Esperança, Adão Cunha, que esteve em Palmas. Adão explicou que existe o risco de morte constante das pessoas que fazem uso da balsa, pois podem cair no rio na travessia.

A DPE, por sua vez, entrou com uma ação civil pública contra o Estado e a cidade de Mateiros. A ação pede que, em no máximo 15 dias, ambos os poderes consertem a balsa, que os moradores já utilizam. Além disso, o documento também recomenda que apresentem projeto e cronograma para a construção da ponte de acesso à comunidade Boa Esperança sobre o Rio Sono.

Isolamento

Segundo informações da defensoria, a comunidade não tem serviços básicos de saúde e as crianças ficam sem ir à escola por semanas quando há problemas na balsa. Os moradores residem em casas de tapera, sem acesso a água encanada, energia elétrica, saneamento básico e transporte.

A alimentação também fica prejudicada, pois a passagem da produção de farinha, feijão, hortaliças, por exemplo, acaba não ocorrendo, em consequência das más condições da balsa. Além disso, muitos dos produtos perecíveis são estragados, pois muitas vezes a travessia dos produtos acaba sendo dificultada e a venda do produto fora da comunidade acaba não ocorrendo.

De acordo com a DPE, durante as chuvas, a balsa não pode ser utilizada. Aumenta-se o volume das águas do Rio Sono, ultrapassando o cabo de aço, dificultando a travessia.

Entenda

A defensoria já alertou o município de Mateiros sobre a necessidade de construção da ponte, nos anos de 2013, 2014 e 2016, quando realizou atendimentos itinerantes do projeto Defensoria Quilombola em Mateiros.

Estado do Tocantins

Em nota, o governo do Estado disse que ainda não foi notificado.

Mateiros

O Jornal do Tocantins não conseguiu contato com o prefeito de Mateiros, João Martins Neto (PTN).

https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/estado/moradores-de-comu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.