VOLTAR

Moradores de Campos seram indenizados

O Globo, Rio, p.38
12 de Mar de 2005

Moradores de Campos serão indenizados
Cataguazes seria responsável por acidente ecológico
O Juizado Especial Cível de Campos determinou que a empresa Cataguazes de Papel indenize 400 moradores do município que ficaram sem água com a interrupção da captação do Rio Paraíba do Sul, em março de 2003. Na época, produtos tóxicos vazaram de um tanque de decantação da empresa, em Minas Gerais. A juíza Maria Tereza Gusmão condenou a companhia a pagar a cada um R$1,3 mil. A empresa informou que vai recorrer.
Dois anos após o desastre ambiental, a Feema continua monitorando o entorno do parque industrial da empresa, localizada em Cataguazes, próximo à divisa com o Rio. Segundo técnicos do Ibama, a companhia está cumprindo o que ficou estabelecido no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A Cataguazes fez obras de contenção do reservatório e implantou um projeto de recuperação de pontos atingidos no desastre.
O departamento jurídico da empresa alegou que não tem condições de individualizar as indenizações. Os prejuízos até hoje não foram calculados. Alguns municípios do Norte Fluminense estão processando a empresa mineira em separado, como é o caso de São Francisco do Itabapoana, que teve prejuízos na pesca.

O Globo, 12/03/2005, p. 38

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.