VOLTAR

Moradores da Ponta dos Naufragados temem que construções afetem patrimônio ambiental

Diário Catarinense - http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/
Autor: Sâmia Frantz
02 de Nov de 2013

Um dos únicos redutos ainda intocados pelo homem na Ilha de Santa Catarina, a Ponta dos Naufragados conseguiu resistir à ocupação urbana nas últimas décadas. E o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro foi sua proteção por 33 anos: graças a ele, o local era mantido como área protegida desde 1976, o que talvez ajude a explicar o aspecto natural da região.

Mas de área protegida, Naufragados passou a permitir a ocupação sustentável pela lei de 2009. Um prato cheio a investidores, que voltaram a mirar naquela região. Mas os nativos do local - 33 famílias vivem lá hoje - querem manter o aspecto quase rural e deserto do lugar, sem acesso asfáltico, sem energia elétrica e nada além dos 15 únicos caminhos naturais abertos pela ação do tempo.

Para eles, qualquer tipo de nova ocupação irá afetar o patrimônio daquela área, histórica e ambiental. - Naufragados nunca quis se desanexar do parque, que nos garantia proteção. Não sabemos o que está por trás isso. Vivemos sempre um risco - coloca o presidente da associação dos moradores do bairro, Ademar Alarício do Espírito Santo, o Mazinho.

Mesmo assim, a prefeitura garante resistir aos anseios imobiliários. O novo Plano Diretor, que já está na Câmara de Vereadores, exclui aquela área de um crescimento exacerbado. Segundo o superintendente do Instituto de Planejamento Urbano (Ipuf), Dalmo Vieira Filho, não está prevista a extensão da malha viária até o extremo sul da Ilha, nem qualquer tipo de nova ocupação - a não ser manter as que já estão lá, que são históricas e tradicionais da cidade.

- Toda aquela área é muito sensível e com um ecossistema muito vulnerável, que exige cuidado extra. Acho muito difícil aquele lugar um dia ser ocupado. Não há como se pensar nada diferente para lá.

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2013/11/morado…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.