VOLTAR

Moradores coletam dados de animais e plantas no Parque do Tumucumaque

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: John Pacheco
31 de Out de 2014

Um grupo de 12 moradores de comunidades que vivem dentro do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque iniciaram um trabalho, em parceria com pesquisadores, de monitoramento e levantamento de dados de plantas e animais. O objetivo é avaliar o nível de danos ambientais causados no parque e a qualidade do ecossistema. O parque abrange uma área de 38,464 quilômetros quadrados, atingindo cinco municípios, o equivalente a 26,5 % da área total do Amapá.

Os monitores foram recrutados em assentamentos nos municípios de Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio, e capacitados por pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), através do projeto "Monitoramento Participativo da Biodiversidade".

Eles passaram oito dias levantando dados sobre quatro grupos pré-determinados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA): mamíferos de médio e grande porte, aves, população arbórea e borboletas que se alimentam de frutos em decomposição. Esses grupos são considerados os mais caçados e explorados e dão indicadores sobre qual nível de pressão e equilíbrio ambiental o parque se encontra.

O analista ambiental Christoph Jaster, chefe do parque, informou que a primeira etapa se concentrou em um trecho do rio Amapari, em Serra do Navio, distante 203 quilômetros de Macapá. Ele acrescentou que outros dois grupos, peixes e invertebrados, foram integrados ao levantamento.

"A ideia é usar os próprios moradores, pois são eles que moram aqui e vivem essa realidade. Além da inclusão social com a população, o projeto ainda gera economia no local, pois esses monitores recebem para atuar na mata", explicou Jaster.

Para o ICMBio, o próximo passo será a catalogação dos dados para montar um perfil da atual situação do parque, e atualizar dados a partir da ação de uma nova turma de monitores que fará o levantamento na área de forma permanente.

http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2014/10/moradores-coletam-dados-de…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.