VOLTAR

Monte Negro: Prefeito Eloísio denuncia descaso com Índios Uru-Eu-Wau-Wau

Na Hora on line - http://www.nahoraonline.com.br/
03 de Jun de 2009

O Prefeito do Município de Monte Negro, Eloísio Antônio (PSDB) esta indignado com a situação de abandono que se encontram os índios da tribo Uru- Eu- Wau- Wau, a aldeia fica localizada a cerca de 60 km da cidade de Monte Negro.

Cansados de esperar pela FUNAI - Fundação Nacional do Índio e FUNASA - Fundação Nacional de Saúde (órgãos do Governo Federal responsáveis em cuidar e proteger do índio), os índios estão apelando à Prefeitura do Município, segundo Eloísio os índios reclamam da falta de assistência médica, de transporte, existe veículo na aldeia mas dificilmente se pode contar com o mesmo, quando não está quebrado fica parado por falta de combustível, os índios produzem farinha de mandioca, banana, cupuaçu e pupunha e ficam impossibilitados de escoarem a sua produção, No último domingo 31/05 o índio por nome Payron que estava doente, foi trazido de carona até o hospital municipal, onde ficou internado até na manhã desta terça-feira, sozinho e com dificuldades em se comunicar, Payron recebeu alta e ficou a espera de alguém que pudesse levá-lo até a aldeia ou até perto da mesma, conforme lei federal 6001/73 área indígena é terra protegida o acesso a não-índios é restrito. Hoje pela manhã o cacique Puruá chegou na cidade com três crianças da tribo doentes, a procura de atendimento, chegou a ir direto na casa da vice-prefeita Carmen Ronconi, que se prontificou e os encaminhou ao posto de saúde municipal onde foram medicados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.