VOLTAR

Monsanto certificara exportacao de soja

OESP, Economia, p.B10
02 de Mar de 2004

Monsanto certificará exportação de soja
A Monsanto vai certificar as exportações de soja transgênica para a China. A informação foi confirmada por José Carlos Carramate, gerente de Negócios da Soja da Monsanto do Brasil. Desde 2001, a China exige que seus fornecedores certifiquem e se responsabilizem pela segurança de produtos geneticamente modificados. Até este ano, cabia apenas ao governo do país exportador fazer a certificação e dar o aval aos transgênicos.
Mas a China decidiu mudar as regras, segundo Carramate: "As autoridades chinesas entenderam que as empresas responsáveis pela tecnologia de modificação genética são as que têm maior condição de certificar a soja".
Ele acrescentou que cada classe de alteração genética demanda um certificado. A alteração genética "Roundup Ready" exige uma certificação, enquanto o gene BT (resistência a insetos) demanda outra. No caso da soja transgênica "Rondup Ready", a Monsanto vai fazer a certificação do Brasil, EUA e Argentina, aos fornecedores da China. Carramate informou que a filial brasileira da Monsanto já está trabalhando há 20 dias com o esquema de certificação. "Recebemos uma lista, em chinês, dos fornecedores de soja da China". disse. "Estamos fazendo contato com as empresas que ainda não conhecemos, pois temos de fornecer o certificado por empresa". (Renato Stancato)

OESP, 02/03/2004, p. B10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.