VOLTAR

Modelo de concessão provoca resistências

O Globo, O País, p. 13
06 de Jun de 2010

Modelo de concessão provoca resistências
Representantes de setores que já atuam nas unidades federais temem perda de empregos

As mudanças na forma de administração dos parques já estão provocando resistência nos diversos setores que hoje atuam livremente prestando os serviços que o poder público não dá conta de assumir. A Associação dos Condutores de Visitantes da Chapada dos Veadeiros teme que haja desemprego e perda de renda para os cerca de 400 guias da região.

Nesse parque, as duas principais atrações - uma cachoeira de 80 metros e outra de 120 metros, e os cânions - não precisarão mais de guia. As trilhas serão sinalizadas e o ICMBio vai abrir novas atrações, hoje fechadas ao público.

- As outras trilhas são inferiores, são trilhas que ninguém procura. É vender gato por lebre para o turista. Vamos perder dinheiro - reclama Cecílio Gomes de Araújo Neto, guia há 24 anos na Chapada e presidente da associação.

Ele argumenta que os guias vêm cuidando das trilhas do parque há vários anos. Em sua maioria, são filhos e netos de garimpeiros que atuavam na região e migraram para uma profissão ambientalmente correta. Neto, como é conhecido, tem receio de que toda essa formação prática que tiveram não valha nada. Os guias terão de concorrer a uma outra forma de concessão: uma autorização de prestação de serviço. Para isso terão de passar por cursos de reciclagem.

- Somos todos semianalfabetos. Conhecemos tudo desse parque e damos aula para doutor da USP, mas se tivermos que ir pra sala de aula, estamos perdidos - desabafa o guia.

O Globo, 06/06/2010, O País, p. 13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.