VOLTAR

Modalidade dos Jogos dos Povos Indígenas une esporte e referências espirituais

Radiobrás
Autor: Isabela Vieira
26 de Nov de 2007

Olinda (PE) - "Algo parecido com o vôlei". Assim define o esporte Xikunahity o guerreiro Zokezomaiake, da etnia Paresi Haliti, localizada no oeste de Mato Grosso.

O esporte é praticado somente por homens. Dois times de quatro atletas se posicionam em filas paralelas. Os jogadores devem cabecear a bola - de látex - para o adversário, de modo que ela não caia. Quando um deles não a alcança, a equipe oponente marca pontos.

O Xikunahity foi apresentado pelos paresi ontem (25) ao público que assistia às competições de arco e flecha dos Jogos dos Povos Indígenas em Olinda (PE).

Segundo Zokezomaiake, que fez a arbitragem, além de divertir, o esporte tem referência espiritual. "Nossos avós contam que o Wazare, o ser superior que gerou os paresi, depois de distribuir o povo na nossa região, reuniu os irmãos para celebrar com um jogo de cabeça". Ele conta que, de acordo com a lenda, a entidade ensinou também que a cabeça serve para comandar o corpo e ser usada em sua capacidade física.

Longe da arena dos jogos, o esporte é praticado nas cerimônias de batizados, cura e na primeira colheita. "Nessas festas o povo aproveita. O jogo começa cedo e não tem hora para acabar", ressalta Zokezomaiake.

Depois da apresentação Xikunahity, os índios Karitiana de Rondônia, encerraram o primeiro dia de competição com um ritual religioso. Cantaram uma música para afastar os maus espíritos, a inveja, a pobreza e maldade. 'O inimigo vai se afastando com essa música", afirma o pagé Pyongâ. "A música é sagrada e existe há muito tempo. Nosso Deus nos deu e a gente não pode esquecer."

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.