VOLTAR

MMA lança Mapa das UCs e terras indígenas da Caatinga

MMA - www.mma.gov.br
24 de Out de 2008

O Ministério do Meio Ambiente lançará, na próxima quarta-feira (29), o Mapa das Unidades de Conservação e Terras Indígenas da Caatinga e a publicação Caatinga: conhecimentos, descobertas e sugestões para um Bioma brasileiro, frutos de parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e a organização não-governamental The Nature Conservancy (TNC).

Promovido pelo Núcleo do Bioma Caatinga, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, o evento contará com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da secretária de Biodiversidade e Florestas, Maria Cecília Wey de Brito, que farão o lançamento das publicações em cerimônia no Conjunto Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios.

Na oportunidade também será firmado, entre MMA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e TNC um Plano de Ação que visa promover a criação e a consolidação de unidades de conservação na Caatinga, a seleção de áreas prioritárias à conservação da Caatinga e elaboração da lista das regiões onde serão efetuados estudos até dezembro de 2010.

Exclusivamente brasileira e principal bioma da região Nordeste, a Caatinga ocupa mais de 10% do território nacional e é considerada o bioma semi-árido mais rico do mundo em biodiversidade. Contudo, apenas 1% de sua área está protegida por unidades de conservação de proteção integral. As medidas anunciada no evento têm como objetivo promover o aumento da área protegida do bioma.

Publicações - O Mapa de Unidades de Conservação e Terras Indígenas do Bioma Caatinga disponibiliza informações sobre áreas protegidas de forma a apoiar ações que conduzam à conservação dos recursos naturais e à valorização da diversidade cultural. É possível visualizar as lacunas de conservação, que mostram a necessidade da busca por um melhor planejamento da paisagem.

A publicação Caatinga: conhecimentos, descobertas e sugestões para um Bioma brasileiro é uma reedição digital de sete obras sobre o Bioma Caatinga, que, além do Mapa das Unidades de Conservação e Terras Indígenas do Bioma Catinga, inclui os seguintes estudos: atualização das Áreas Prioritárias para Conservação, Uso Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Brasileira; Análise das Variações da Biodiversidade do Bioma Caatinga: Suporte a Estratégias Regionais de Conservação; Biodiversidade da Caatinga: Áreas e Ações Prioritárias para a Conservação; Ecologia e Conservação da Caatinga; Ecorregiões propostas para o bioma Caatinga; Reserva Serra das Almas: lições e desafios de um modelo de conservação; e, por fim, o Mapa da Cobertura Vegetal dos Biomas Brasileiros.

Também serão lançadas três publicações do projeto Demostração de Manejo Integrado de Ecossistemas e de Bacias Hidrográficas no Bioma Caatinga, executado pela Secretaria de Biodiversidade e Florestas e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD, com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente - GEF. As publicações estão relacionadas com atividades estratégicas como a geração de informações para tomadores de decisão e a capacitação de instituições e produtores para o manejo sustentável da Caatinga. O Projeto GEF/Caatinga tem como objetivo principal promover o uso sustentável de produtos madeireiros e não-madeiros, apoiando atividades de manejo da Caatinga para diversos fins e também a comercialização de produtos elaborados em bases sustentáveis por comunidades da Caatinga. As publicações a serem lançadas são:

- Guia Técnico Volume I - Manejo Sustentável dos Recursos Florestais da Caatinga;

- Guia Técnico Volume II - Guia de Sementes Florestais: Colheita, Beneficiamento e Armazenamento;

- Revista Estatística Florestal da Caatinga.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.