VOLTAR

MMA apoia projeto de produção de fitocosméticos de plantas da Caatinga

MMA - www.mma.gov.br
Autor: Gerusa Barbosa
15 de Jul de 2010

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, recebeu nesta quinta-feira (15/7), o prefeito do município de Pilões, no estado do Rio Grande do Norte, Francisco das Chagas Oliveira, e a consultora do MMA em plantas medicinais e fitoterápicos, Zelita Maria Santos Rocha, que vieram apresentar o projeto executado pela Associação de Desenvolvimento de Produtos da Sociobiodiversidade (Fitovida), voltado à produção de fitocosméticos à base de plantas medicinais da Caatinga.

O projeto, que tem como principal parceiro o MMA, por meio da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, atua em nove municípios dos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará e envolve agricultores familiares na coleta e produção dos extratos, que agregam valor aos produtos, gerando emprego e renda. Todo o manejo respeita a sustentabilidade da biodiversidade da região.

A comunidade produz cosméticos como sabonetes, cicatrizantes, óleos antiinflamatórios, xampus, condicionadores, entre outros produtos, feitos de extratos de plantas medicinais exclusivamente da Caatinga, do tipo aroeira, ameixa vermelha, angico, cajueiro roxo, etc. Com esse trabalho foi possível reverter o processo de derrubada dessas árvores, que antes eram usadas pela população para produção de lenha.

O trabalho em vários municípios do Rio Grande Norte e do Ceará vem sendo desenvolvido pela ONG Fitovida, em parceria com o MMA, desde 2008 por meio de convênio com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O objetivo é trabalhar com as comunidades para combater o processo de desertificação na região, preservando a mata nativa da Caatinga.

Segundo o prefeito de Pilões, o município aderiu ao projeto em novembro de 2009, e já conta com 600 trabalhadores cadastrados e 35 pessoas capacitadas para coleta e produção dos produtos. O prefeito informou que até o final deste ano deve ser instalada a fábrica de fitocosméticos na cidade.

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&idEstrutura=…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.