VOLTAR

Mitra pede reintegração de posse

Correio do Povo-PortoAlegre-RS
18 de Mar de 2003

O bispo Girônimo Zanandréa confirmou que a Mitra Diocesana de Erechim protocolará hoje, na Justiça Federal de Passo Fundo, ação de reintegração de posse do terreno, do salão paroquial e da Capela Nossa Senhora da Salete, no interior de Getúlio Vargas. As propriedades foram invadidas domingo por 70 famílias de índios caingangues. O padre Dirceu Dalla Rosa, da paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Getúlio Vargas, à qual pertence a capela invadida, removeu do local imagens e hóstias consagradas, para evitar profanações, segundo o bispo.
Os índios reivindicam 10 mil hectares em Campo Erechim, no município de Quatro Irmãos. Alegam que as terras foram loteadas e vendidas para agricultores em 1962. O grupo é oriundo da reserva de Ventarra Alta, onde moram 350 pessoas. Representantes da Funai estiveram ontem realizando levantamento na área para apurar se a terra é mesmo dos índios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.