VOLTAR

Mitigação dos efeitos da estiagem na região Norte são tema de reunião em Roraima

Funai - https://www.gov.br
26 de Out de 2023

Publicado em 26/10/2023 16h13 Atualizado em 26/10/2023 16h45

Na última segunda-feira (23), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) reuniu-se com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e lideranças indígenas para identificar medidas a fim de mitigar os efeitos da intensa estiagem na região Norte, provocada pelo fenômeno climático El Niño, cuja periodicidade não é precisamente conhecida.

A reunião ocorreu na sede da Coordenação Regional Roraima (CR-RR/Funai), em Boa Vista (RR), e contou com a participação de servidores da CR-RR, da Superintendência do Ibama em Roraima (Supes/RR) e de representantes de diversas organizações indígenas: Aliança de Integração e Desenvolvimento das Comunidades Indígenas de Roraima (ALIDCIR), Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos (APITSM), Associação dos Povos Indígenas do Estado de Roraima (APIRR), Associação dos Povos Indígenas Wai-Wai (APIW), Conselho do Povo Indígena Ingaricó (COPING), Conselho Indígena de Roraima (CIR), Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (SODIURR), e Taurepang, Wapichana e Macuxi (TWM).

Segundo a CR-RR, além da progressiva redução da disponibilidade de água para consumo humano, a estiagem está causando prejuízos aos cultivos agrícolas e criações de animais dos indígenas. Assim, ficou acordado na reunião que as comunidades indígenas realizarão um levantamento de suas respectivas necessidades, que serão comunicadas à Funai. Em seguida, será realizado um planejamento para priorização e atendimento das demandas.

"Essa estratégia será importante para minimizar os impactos da estiagem para os cultivos agrícolas e criações de animais das comunidades indígenas", observou a coordenadora da CR-RR, Marizete de Souza. Além disso, recomenda-se às comunidades indígenas que utilizem a água com consciência, evitem desperdícios e sigam as orientações dos órgãos públicos competentes.

Embora o El Niño seja um fenômeno natural, cientistas afirmam que há indícios de que a seca mais intensa na Amazônia nos últimos cem anos está associada também às mudanças climáticas e ao desmatamento. Nesse sentido, é importante lembrar que "povos indígenas e comunidades tradicionais são os melhores guardiões das florestas", conforme afirma por exemplo um amplo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).

Confira o Boletim Mensal no 2 do Painel El Niño 2023-2024, produzido conjuntamente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD).

Assessoria de Comunicação/Funai com informações da CR-RR/Funai.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/mitigacao-dos-efe…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.