VOLTAR

Ministros e autoridades visitam Projeto Modelo de Manejo Florestal dos Índios Kayapó-Xikrin da comunidade Cateté no Pará

ISA
20 de Out de 2000

Os índios Kayapó-Xikrin do Cateté receberão visita no próximo dia 25 de outubro em suas terras no Sul do Pará dos Ministros da Justiça (José Gregori), do Meio Ambiente (José Sarney Filho), do Presidente da FUNAI (Glênio Alvarez) e da Presidente do IBAMA (Marília Marreco). As autoridades e entidades parceiras da comunidade Xikrin visitarão esse projeto de exploração sustentável de recursos florestais e participarão da celebração da retirada da primeira safra de madeira.

O projeto tem por objetivos a geração de receita própria e contínua para a comunidade e a proteção dos recursos naturais e integridade física das suas terras. A iniciativa poderá servir de modelo para outras comunidades indígenas e não indígenas na Amazônia e permitirá a inserção da produção dos Xikrin nos mercados nacional e internacional de madeira certificada.

Os índios Xikrin do Cateté são os primeiros no Brasil a explorar os recursos madeireiros existentes em suas terras dentro da lei e seguindo os requisitos exigidos para um manejo sustentável adequado. Após quase dez anos de estudos e investimentos, os índios iniciaram, neste ano, a execução do Plano de Manejo Florestal Sustentável da Terra Indígena Xikrin do Cateté.

O aspecto primordial do projeto é o engajamento de uma comunidade indígena Kayapó - anteriormente envolvida em um processo de exploração irregular de recursos madeireiros com sérios impactos socioambientais sobre a região do médio Rio Xingu - em uma iniciativa que procura converter o quadro de exploração predatória em um modelo econômico sustentável.

Os índios Xikrin acompanham de perto todas as fases e atividades do projeto: das discussões políticas e jurídicas que envolvem tal empresa à busca de financiamentos; das atividades silviculturais e da realização de estudos e inventários até o corte e transporte da madeira.

O Plano de Manejo é desenvolvido em parceria entre a Associação Bep-Nói de Defesa do Povo Xikrin do Cateté e o Instituto Socioambiental (ISA) e conta com o apoio logístico e financeiro da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil - subprograma ProManejo - do Ministério do Meio Ambiente.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.