VOLTAR

Ministros chegam a Roraima para visitar Terra Indígena Yanomami e avaliar crise humanitária

G1 RR - g1.globo.com/rr
10 de Jan de 2024

Ministras dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, do Meio Ambiente, Marina Silva e o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, chegaram a Roraima nesta quarta-feira (10).

Por g1 RR - Boa Vista
10/01/2024 09h36 Atualizado há 18 horas

Um ano após o governo federal decretar emergência em saúde pública na Terra Indígena Yanomami para combater a desassistência aos indígenas que sofriam com malária, desnutrição e avanço do garimpo, uma comitiva do governo chegou a Roraima nesta quarta-feira (10) para visitar o território.

A comitiva, formada pelas ministras dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, viajou até a região de Auaris. A ideia é avaliar o atual cenário para implantar as ações divulgadas nessa terça-feira (9) pela Casa Civil da presidência.

De Boa Vista, a comitiva seguiu para Auaris. O g1 apurou que a viagem ao estado ocorre em razão da proposta em curso da estruturação da Casa de Governo, que deve ser implantada em Roraima para acompanhar a execução de ações e políticas públicas na Terra Yanomami.

Os ministros estão acompanhados por autoridades da Casa Civil, Secretaria de Comunicação Social, Polícia Federal, Secretaria de Saúde Indígena e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos. A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, também integra a comitiva.

Maior território indígena do Brasil, a Terra Yanomami está em emergência na saúde desde janeiro de 2023, quando o governo federal anunciou uma série de medidas para atender os indígenas e retirar os garimpeiros da região.

https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2024/01/10/ministros-chegam-a-r…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.