VOLTAR

Ministro quer prioridade na elaboração de novo Estatuto do Índio

Midianews-Cuiabá-MT
04 de Fev de 2003

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, garantiu durante solenidade de posse do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Eduardo Aguiar de Almeida, fortes e paulatinas mudanças às políticas indigenistas.

O ministro pediu urgência no reforço a capacitação da Funai com relação a mudanças na política indigenista e prioridade junto ao Congresso Nacional para elaboração de um novo estatuto do índio.

Ex-técnico indigenista da Funai, Eduardo Almeida, destacou o quadro inédito de esperança em que assume a presidência da Fundação. "O melhor de uma honrosa tradição indigenista brasileira precisa ser valorizada, resgatada, desenvolvida e atualizada", destacou o presidente.

O atual presidente fez referência as conquistas dos povos indígenas no caminho da sua afirmação étnica, na superação de suas carências, na gestão autônoma de seus recursos, assim como o zelo exemplar ao meio ambiente.

Estavam presentes na posse, representantes das etnias Xavante, Kaiapó, Pataxó Hã-hã-hãe, Terena, Yawalapiti, Pankararu, Fulni-ô, Guarani, Karajá e Tupinambá.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.