VOLTAR

Ministro quer expandir moratória da soja para o Cerrado

((o))eco - http://www.oeco.org.br/
19 de Out de 2016

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, propôs nesta quarta-feira (19) que a moratória da soja seja expandida para o Cerrado, onde o plantio da cultura é considerado um dos principais vetores do aumento do desmatamento na região. A proposta foi feita durante comemoração de 10 anos da moratória, evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove).

Trata-se de um pacto de desmatamento zero: a indústria se compromete a não comercializar nem financiar o cultivo de soja produzido em áreas que foram desmatadas após a assinatura da moratória. Essa não comercialização desestimulou a derrubada de florestas na Amazônia e é um dos fatores que contribuiu para a diminuição do desmatamento na região.

Como efeito adverso, o agronegócio acabou expandindo a atividade em outros biomas. O Cerrado foi o mais atingido. Em março do ano que vem, o Ministério do Meio Ambiente concluirá o monitoramento do bioma e saberá o tamanho exato do estrago. Mas estimativas já apontam uma perda de mais de 45% da cobertura vegetal na região. "Hoje o desmatamento é muito maior no Cerrado que na Amazônia", afirmou Sarney Filho.

O ministro destacou que os bons resultados obtidos no bioma amazônico devem ser replicados no Cerrado. "Podemos enxergar o quanto foi acertado esse percurso (na Amazônia) e planejar sua evolução", disse.

Resultados

Durante a cerimônia foram apresentados os dados do mais recente levantamento da moratória, apresentado pelo diretor executivo da Agrosatélite, Bernardo Rudorff. Segundo ele, depois do acordo foi feito um monitoramento em áreas particulares de 87 municípios da Amazônia para analisar o avanço ou a redução do desmatamento. Esses municípios respondem, juntos, por 98% da produção de soja na Amazônia. "Desses, apenas 14 estão continuam desmatando para plantar", destacou Bernardo.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do MMA.

http://www.oeco.org.br/noticias/ministro-quer-expandir-moratoria-da-soj…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.