VOLTAR

Ministro promete resposta implacavel

OESP, Nacional, p.A12
16 de Fev de 2005

Ministro promete resposta implacável

BRASÍLIA - O governo decidiu montar uma superestrutura policial na região de Altamira, no Pará, onde a freira Dorothy Stang foi assassinada por pistoleiros a mando de grileiros de terras. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, anunciou ontem que a Polícia Federal vai aumentar o efetivo no Estado para tentar reduzir a tensão na região. A decisão foi tomada depois de um encontro do ministro com os três comandantes militares, o diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda, o Secretário Nacional de Segurança, Luiz Fernando Corrêa, e a cúpula da polícia do Pará.
Segundo o ministro, foi uma reunião de operacionalização, repressão e articulação entre as ações do governo federal e do governo paraense. Também estiveram no encontro o secretário especial de Defesa Social do Pará, Manoel Santino, o chefe da Polícia Civil no Estado, Luiz Fernandez, e o comandante da PM, coronel Vieira. "Vamos agir com repressão e inteligência", prometeu Thomaz Bastos. "Não se pode admitir que o Estado seja afrontado, desafiado e desfraldado."

No fim da tarde, o ministro telefonou para o presidente Lula, que está na Colômbia, para informar as decisões tomadas durante as reuniões com o vice José de Alencar e, depois, com a cúpula da polícia. Lula quer se reunir amanhã com os ministros ligados à questão fundiária.

As Forças Armadas vão emprestar helicópteros e ajudar no transporte de policiais. A direção da PF vai deslocar agentes de trabalhos burocráticos para investigações e repressão. Além disso, o governo pode antecipar a convocação de agentes e delegados aprovados no último concurso para a PF. "O governo dará uma reposta implacável a esses criminosos", prometeu o ministro.

O ministro defende a federalização das investigações da morte da freira. Ele disse que há características suficientes para que investigações e julgamento sejam feitos na instância federal - inquérito pela PF, denúncia a cargo da Procuradoria Geral e julgamento na Justiça Federal. A decisão será tomada pelo Superior Tribunal de Justiça após pedido do Ministério Público Federal.

O secretário dos Direitos Humanos, ministro Nilmário Miranda, anunciou que o governo está criando um programa de proteção a defensores dos direitos humanos para evitar que ações como o assassinato da freira não se repita.

OESP, 16/02/2005, Nacional, p.A12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.